domingo, 26 de julho de 2009

Mário Lyster Franco – figura modelar do regionalismo algarvio

J. C. Vilhena Mesquita

Na galeria das personalidades cimeiras da cultura e da alma regionalista do povo algarvio, assume particular destaque a distinta figura do Dr. Mário Lyster Franco, um intelectual de fina têmpera e raro talento, que se bateu denodada e acerrimamente em defesa dos valores humanos, paisagísticos e culturais que melhor caracterizam esta região. Ninguém melhor do que ele o soube fazer, em dedicação, sacrifício e paixão. Ser algarvio para Lyster Franco era um orgulho, mas também um estatuto marcado por um fervoroso regionalismo, que baptizara como “algarviísmo” um neologismo da sua lavra que chegou a fazer furor, numa altura em que ninguém falava ou sequer pensava em regionalização.
Mário Augusto Barbosa Lyster Franco, de seu nome completo, nasceu em Faro a 19-2-1902, no seio de uma família ilustre. Seu pai, o pintor Carlos Augusto Lyster Franco, natural de Belém, foi uma das personalidades mais distintas e admiradas na sociedade farense dos princípios do século XX, notabilizando-se como professor do Liceu de Faro, como dirigente republicano do Partido Democrático liderado por Afonso Costa, como jornalista fundador do semanário O Heraldo que se ditou em Tavira e em Faro, e ainda como escritor, em cuja lista de obras pontificam estudos de crítica de arte, crónicas e novelas.
Fez os seus estudou preparatórios e liceais em Faro, estreando-se literariamente aos oito anos de idade, nas colunas do semanário «O Algarve», em cuja edição de 11-12-1910 publicaria uma quadra popular em jeito de crítica política contra o então presidente da Câmara, João Rodrigues Aragão.
Com apenas treze anos participou no histórico I Congresso Regional Algarvio, realizado em 1915 na Praia da Rocha, no qual assumiram notabilíssima participação alguns dos mais famosos políticos e intelectuais do país, como Tomás Cabreira, Paula Nogueira, Agostinho Lúcio, Raul Lino, Falcão Trigoso, João Bentes Castelo Branco, Aboim Inglês, Aníbal Lúcio de Azevedo, António Baião, etc.
Aos quinze anos, perfilava-se publicamente como interveniente no movimento futurista de tão decantada memória, que apesar da incompreensão e até do ostracismo a que havia sido votado na capital, recebera guarida nas colunas do semanário farense «O Heraldo», ao lado de colaboradores que o tempo haveria de tornar célebres, como foi o caso de Almada Negreiros, Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro. A este propósito veja-se a minha comunicação apresentada em 1984 ao III Congresso do Algarve, intitulado Faro e o Movimento do Orfeu.
Em 1-5-1919 fundou de parceria com José Centeno Castanho, o semanário farense «O Algarvio» que corajosamente se proclamava como órgão difusor de um embrionário movimento de propaganda autonomista, que nunca passou de um projecto de jovens aventureiros, a cujo insofismável talento se perdoavam estes estouvados arroubos de irreverência política. Em todo o caso, repare-se como esta atitude era revolucionária e inovadora para o tempo, pois só após o «25 de Abril» é que surgiu um movimento autonomista (MIA), que não chegou sequer a sair da clandestinidade em que nascera. Lembro que o José Centeno Castanho foi também um homem de sucesso, licenciou-se em Direito e seguiu a carreira diplomática, que em breve abandonaria; mas o facto de ser filho do Dr. Ribeiro Castanho, Ministro de Salazar, refreava-lhe os ímpetos e irreverências, acabando por seguir a vida empresarial no ramo das artes gráficas.
Ainda estudante liceal escreveu com António do Nascimento a revista de crítica social Ora Toma, representada várias vezes, e em anos sucessivos, no Cine-Teatro Farense e noutras casas de espectáculos do Algarve. Nessa peça alguns professores do Liceu e certos políticos da época foram alvo do acerado humorismo estudantil, que não poupando ninguém tornara-se, em certos casos, exagerado e injusto. Tão incompreendido atrevimento valeu ao jovem Mário Lyster Franco alguns dissabores que motivaram a sua transferência para Lisboa, em cujo Liceu Gil Vicente concluiria os seus estudos. Em todo o caso, também é certo que a sua paixão pela aluna Judite Cabeçadas acelerou a sua trânsfuga para a capital, onde reataria essa ligação amorosa. Porém essa paixoneta durou as Rosas de Malherbe.
Matriculou-se depois na Faculdade de Direito de Lisboa, onde não foi dos bons nem dos maus, foi dos outros, dos que souberam desfrutar da vida com a alegre irreverência do espírito estudantil. Anos de descabelada loucura, que ainda assim lhe valeram um licenciatura com doze valores de média. Nesse período de “estudantina liberdade” consegue através do seu grande amigo Assis Esperança um lugar de redactor no jornal «A Pátria», que se extinguiria pouco depois, mudando-se então para a redacção de «O Tempo», órgão de cariz Sidonista dirigido por Simão Laboreiro, que a censura faria suspender, fundando-se em sua substituição «A Palavra», em cujas colunas se distinguiria também o escritor Ferreira de Castro.
Concluído o curso regressa a Faro, onde nas férias estudantis costumava praticar o notariado e ajudar no escritório de Cândido Guerreiro, que embora poeta foi um dos mais bem sucedidos causídicos algarvios do seu tempo. Embora o jovem advogado ainda pleiteasse no foro o certo é que não era essa a sua paixão, dedicando antes ao estudo da literatura e da história algarvia. E nisso colocou sempre o melhor do seu esforço e das suas capacidades intelectuais.
Reconhecendo-lhe grandes talentos e uma fervorosa dedicação à cidade-natal, o governo da ditadura, epitetamente sofismado como "Estado Novo" nomeu-o para a honrosa responsabilidade de Presidente da Câmara Municipal de Faro, onde se manteve durante dois mandatos, de 1932-34 a 1937-39, prosseguindo depois ainda mais alguns anos como vereador. Nesse âmbito, importa realçar que ao Dr. Mário Lyster Franco se ficaram a dever grandes melhoramentos locais, nomeadamente nas infra-estruturas de abastecimento de águas, electricidade e esgotos, assim como na abertura de novas vias de acesso nas freguesias rurais do concelho. Era hábito vê-lo todas as quintas-feiras num side-car desconfortável e perigoso de conduzir a visitar as obras camarárias, exigindo sempre o estrito cumprimento dos contratos.
Uma das suas iniciativas mais curiosas foi a criação em 23-6-1932 do Museu Antonino de Faro, o segundo do país, e até há bem pouco tempo o mais visitado do Algarve. Por outro lado, promoveu várias homenagens públicas a escritores, poetas e historiadores, atribuindo-lhes mais de duas dezenas de novas artérias da cidade. São igualmente dignas de realce as suas iniciativas nas colunas do «Diário de Notícias» e da imprensa regional para os monumentos a D. Francisco Gomes do Avelar, Ferreira de Almeida, Ataíde Oliveira, etc.
Em 1946 assumiu a direcção do semanário «Correio do Sul», o mais prestigiado órgão da imprensa algarvia de todos os tempos, ao leme do qual se manteria quase quarenta anos, sacrificando os seus recursos financeiros e a disponibilidade que deveria consagrar à consecução da sua obra de investigação. Para honra do Algarve manteve o seu jornal num dos lugares de topo da imprensa regional portuguesa. Em Dezembro de 1981, quando a saúde e os meios financeiros eram já parcos, encerrou com profundo desgosto as colunas daquele que foi o seu grande projecto de vida: o «Correio do Sul». Assisti a esse doloroso momento e tive a honra de colaborar na edição derradeira desse incomparável órgão da imprensa algarvia. Porém, havia que fazer sacrifícios e, sobretudo, poupar forças para num derradeiro esforço avançar com a publicação da Algarviana - Subsídios para uma Bibliografia do Algarve e dos Autores Algarvios, essa sim a obra da sua vida e, podemos afirmar sem exagero, a alma-mater da cultura algarvia.
Trabalhei nessa obra-mestra da cultura algarvia desde 1980 até meados de 1984. Verifiquei então que os verbetes estavam apenas “alinhavados” e que as entradas biobibliográficas estavam paradas desde 1940. Inclusivamente a maioria dos autores contemporâneos estavam por fazer. Fiz a actualização do 1.º volume e comecei a fazer o 2.º volume, cujos trabalhos tive de interromper porque a Câmara na altura se desinteressou pela edição da obra. Profundamente chocado com essa atitude o Dr. Lyster Franco deixou-se cair num estado de prostração física, de afasia intelectual e de desinteresse pela vida. Cegou num ápice e entrou num estado de senilidade galopante que obrigou ao seu internamento numa instituição hospitalar nos arredores de Lisboa, onde viria a falecer pouco depois.
Foi no convívio diário com esse grande homem da cultura algarvia que aprendi a amar o Algarve e a sentir-me conscientemente algarvio. Atravessei a seu lado momentos desgosto, como a perda da esposa, e de grande desespero derivado do agravamento do glaucoma que o levaria à cegueira. Mas também partilhei a euforia da publicação do primeiro volume da Algarviana, editado em 1982, que por incrível que pareça, nunca mais teve seguimento. Tanto a Câmara Municipal de Faro como a Universidade do Algarve, a Região de Turismo e o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas deveriam unir-se em torno desse projecto, que considero imprescindível para o conhecimento multidisciplinar da região.
A suspensão da edição da Algarviana, imposta pelo então Presidente da Câmara, João Negrão Belo, acelerou a cegueira, deixando-o prostrado e sem vontade de viver. Faleceu a 20-8-1984, na Clínica de S. José de Camarate, em Lisboa, onde dera entrada oito dias antes.
A lista de obras de Mário Lyster Franco reparte-se entre a arqueologia, a história e a literatura algarvia, num total de trinta títulos, dos quais nunca se fez uma reedição. Como também nunca se publicou o livro que acerca da sua vida e obra escrevi em 1984, com o título, por ele escolhido, de Confidências e Revelações de Mário Lyster Franco, baseado em várias entrevistas gravadas na sua casa, enquanto lhe amenizava a solidão em que viveu nos derradeiros meses de vida.

PS – A obra Confidências e Revelações de Mário Lyster Franco, só muito recentemente, em 2005, é que a consegui publicar com a chancela da AJEA Edições.

7 comentários:

  1. Vou comprar esse livro!!

    Você , profº, está a fazer um optimo trabalho com este Blog em prol dos Algarvios e suas memórias. Meritório bastante como dizem os moços de olhão!

    Eu desconhecia por completo esta figura e pela altura de sua morte, andava no Liceu e não me lembro qualquer referência ao seu nome!
    Aliás , os vultos locais sempre foram ostracisados por aqueles ignorantes ambiociosos pelo poder a qualquer custo,que nos partidos, lutavam para que ninguém os incomodasse nem ousasse ofuscar algum brilho que eles podessem ter .

    Esse Negrão Belo era um desses! Conheci-o como professor de ginástica e a sua mulher , vendedora de chupa-chupas e rebuçados , num quiosque , pressumo que concessionado à câmara , mesmo em frente à entrada da Escola Afnso III, que muito contribui-o para a degradação dos meus dentes!!!

    Hoje tem um património fabuloso e não irá morrer na miséria como geralmente acontece com essas grandes figuras!

    V Xelim

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu comentário.
    Dou-lhe toda a razão em relação aos políticos. Creio mesmo que já não vivemos num estado de direito e democrático, mas antes numa trucidante partidocracia. É por isso que cada vez mais vemos os jovens desinteressados da política e até mesmo descrentes quanto à organização e ao regime em que vivemos.
    Quanto a esse figurão do Negrão Belo, toda a cidade de Faro conhece o seu trajecto político. E é como diz, ficou rico e vive hoje aposentado da política. Mas não é so ele, são também muitas centenas de figuras sinistras do nosso municipalismo que vivem à margem da lei e enriqueceram de forma precoce e inexplicável.
    Volte sempre, as suas críticas só contribuem para o melhor esclarecimento dos leitores deste Blog. Bem haja.
    Cumprimentos do Vilhena Mesquita

    ResponderEliminar
  3. Mário Lyster-Franco é meu bisavô e fico muito feliz em saber que alguém reconhece a grande pessoa que foi, tal como seu pai

    ResponderEliminar
  4. Mário Lyster Franco é bisavô dos meus filhos, só tenho pena que se saiba tão pouco sobre ele.
    Inauguram-se ruas com seu nome, mas as suas obras e as de seu pai ficam escondidas da familia mais nova que tem interesse em ver e conhecer.
    Gostava de saber onde posso adquirir a obra Confidencias e Revelações de Mário Lyster Franco.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, o meu nome é Ari David, sou filho de Paulo Jorge Lister Franco David e bisneto de Mario Lyster Franco, como é normal, dou um imenso valor á minha familia e as minhas origens, de que eu sei tao pouco, por isso imagine tal tamanho de alegria minha, quando dei de caras com este blog, de um amigo e autor do Livro de meu bisavô. Venho por isso perguntar-lhe como poderia eu arranjar uma copia de Confidenciais e Revelaçoes de Mário Lyster Franco.

    aridavid_@hotmail.com caso me digne de uma resposta.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Mário Lyster Franco foi um Homem de Cultura. Em algumas pesquisas que fiz essa figura farense é incontornável, e ligada a Carlos Porfírio Pintor mas, também Poeta. Gostaria de saber se os familiares que aqui neste blog escreveram, detêm o quadro «DAMA DE AMARELO» que julgo da Grande Exposição no Lethes e de 1917.
    Parabéns ao Prof. V. Mesquita pela sua tenacidade. Perdoe a politiquice e a inexperiência dos municipalistas de Faro.
    Saudações cordiais,
    Vitor Cantinho

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, o meu nome é Vitor Manuel da Silva Lister Franco, (vitorfranco@epochsolutions.pt), neto de Frederico Lyster Franco, que presumo ter sido irmão do Dr. Mário Lyster Franco. A história e vida do Dr. Mário Lyster Franco sempre me interessou, mas´só através da sua excelente narrativa tive a oportunidade de aceder a particularidades da sua vida que despertam o meu interesse. Grato pelo seu tarabalho e pela informação que me disponibiza.

    ResponderEliminar