sábado, 26 de setembro de 2009

Breve Ensaio Etno-Económico sobre o Algarve - homenagem ao Prof. Viegas Guerreiro

O Algarve na primeira metade deste século mantinha uma estrutura económica muito semelhante à do século passado. Quer isto dizer que os alicerces da sua economia regional permaneciam ainda assentes na agricultura, na pesca e indústria conserveira, no pequeno comércio e na manufactura artesanal. Todavia, a escassez dos recursos hidrográficos e as descontinuidades geomorfológicas, que numa espécie de anfiteatro decrescem de Norte para Sul, geraram assimetrias de desenvolvimento que mantiveram a serra adstrita a uma economia de subsistência, enquanto o litoral progredia no aumento da produção agro-industrial, na diversificação da oferta e na senda duma economia de mercado, ainda que incipiente.
Artigo científico sobre a importância da Etnoeconomia do Algarve nos primórdios do século XX. Conferência proferida em homenagem ao Prof. Doutor Manuel Viegas Guerreiro.



1 comentário:

  1. of course like your website however you have to test the spelling on quite a few
    of your posts. Many of them are rife with spelling issues and I in finding it very bothersome to inform the reality nevertheless I'll definitely come back again.


    Also visit my web-site; sparetimeplayer.com ()

    ResponderEliminar