sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Da Extinção à Restauração do concelho de Aljezur nos finais do séc. XIX

O antigo ordenamento administrativo português tornara-se, no decurso dos séculos, numa imbricada confusão de concelhos, vilas coutos e honras, a que ninguém ousava pôr cobro. Era uma herança da História que só uma revolução das mentalidades, como aquela que resultaria da vitória liberal em 1834, poderia alterar. Esse foi um princípio de honra e compromisso político do novo regime. Teorizada por José Henriques Nogueira, esboçado por Mouzinho da Silveira mas levada à prática por Manuel da Silva Passos, a Reforma Administrativa exarada no decreto de 6-11-1836 exterminou os coutos da Igreja, as vilas e honras da Nobreza, e reduziu a menos de metade os concelhos então existentes. Não vamos agora dissecar o assunto. Em todo o caso, para se fazer uma ideia do seu profundo alcance, bastará dizer que dos 816 concelhos então existentes apenas se mantiveram 351, dos quais o Algarve foi uma pseudo-vítima. Na verdade, dos 17 concelhos que o Algarve possuía apenas se extinguiram quatro, a saber: Alvor, Sagres, Aljezur e Castro Marim. Das suas 68 freguesias reduziram-se-lhe duas: N.ª S.ª do Verde, em Monchique, e S. João da Venda, em Faro, a qual se restabeleceria em 1842, mas no concelho de Loulé. Com Aljezur passou-se algo inusitado, pois que estando previsto fundir-se no concelho de Lagos acabaria por ser anexado a Monchique, o que causava grandes transtornos aos seus moradores. 

2 comentários:

  1. Recordo-me que em 1955 se falava muito sobre o Aeroporto de Faro, o qual foi inaugurado em 1965, seja no sitio que estava previsto.
    Na minha opinião é SEMPRE um avanço para O Algarve e Turismo...Quarenta e nove anos decorridos compete à Região do Algarve fazer um Balanço do que foi feito e qual o desenvolvimento adquirido pelo mesmo Aeroporto.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo seu comentário. Acho que está deslocado do contexto, pois deveria ter sido incluído no meu post sobre o aeroporto de Faro. Em todo o caso aqui ficam as suas palavras, que agradeço muito.

    ResponderEliminar