sexta-feira, 26 de setembro de 2014

AS PRIMÍCIAS JORNALÍSTICAS DE MESTRE AQUILINO RIBEIRO NA VILA DE OLHÃO

Poucos saberão certamente que o escritor Aquilino Ribeiro fez as suas primícias de publicista emérito no Algarve, mais precisamente na vila de Olhão, tendo escolhido para palco da sua estreia jornalística o semanário «O Cruzeiro do Sul», fundado e dirigido por José Marques Corpas Centeno, dedicado secretário da edilidade local e notável publicista. Trata-se de um pormenor biográfico, frequentemente descurado, que à primeira vista poderá parecer irrelevante mas que, no fundo, assume particular interesse para o roteiro literário e estilístico do autor do Malhadinhas. Por outro lado, constitui um elemento de insofismável orgulho para a História da Imprensa Algarvia, que de forma alguma se poderá desdenhar, sob pena de incorrermos num verdadeiro atentado à memória daquele que muito justamente se considera como o maior romancista português do século XX.

2 comentários:

  1. Conheço-lhe (mais ou menos...) bem as suas 'passadas' pelo Minho e Trás-os-Montes, mas pouco, ou nada, da sua ida ao Algarve!... Interessante saber.
    Abraço.

    jorge

    ResponderEliminar
  2. Foi na imprensa algarvia que mestre Aquilino estreou a sua veia literária. Era ainda um jovem e os contos que escreveu são bastante pueris, quase incipientes, para o estilo e vigor realista em que viria a notabilizar-se toda a sua literatura.
    Volte sempre ao convívio deste blogue, e se possível, visite também o meu outro blogue, que mantenho em aberto, intitulado «Promontório da Memória».
    Um abraço do Vilhena Mesquita

    ResponderEliminar